Serviços
Conheça nosso(a)
Terapia Celular
A terapia com células-tronco vem ganhando espaço na Medicina Veterinária como uma aliada aos tratamentos convencionais.
As células-tronco são células multipotentes e indiferenciadas, capazes de se multiplicar por longos períodos (capacidade de auto renovação) e que, mediante estímulos específicos, podem se diferenciar em células maduras e funcionais que compõem os tecidos de um indivíduo adulto.
As células são extraídas do tecido adiposo, a partir de uma pequena amostra conseguimos obter grande quantidade de células multipotentes. É um processo relativamente simples quando comparado com as demais técnicas existentes.
Essas células depois de isoladas do tecido são congeladas e mantidas num banco criogênico para as espécies felina, canina e equina. Quando solicitadas são transportadas em nitrogênio líquido até o local da aplicação, sendo descongeladas para utilização imediata no paciente.
ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DA TERAPIA
Avaliação do Médico Veterinário habilitado juntamente com o clínico para estabelecimento do protocolo de aplicação. Agendamento da primeira aplicação. O material a ser aplicado deverá ser manipulado por profissional devidamente capacitado para que não haja interferentes como perda da viabilidade das células.
Retorno ao Médico Veterinário de acordo com a necessidade após a primeira aplicação para verificação da evolução clínica do paciente e avaliação da necessidade de demais aplicações.
Na maioria das vezes são feitas mais de uma aplicação em intervalos de 30 a 40 dias ou de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Médico Veterinário responsável pela aplicação e o clínico assistente. Esse intervalo pode variar com a evolução clínica do paciente. A concentração de células vai depender da via de aplicação, do peso do paciente e da patologia a ser tratada.
Geralmente os pacientes apresentam uma melhora clínica, aumento de apetite, maior disposição, ganho de peso, podendo ou não apresentar melhora laboratorial.
PATOLOGIA TRATADAS
- Doença renal Aguda e Crônica;
- Encefalomielite derivada da Cinomose;
- Osteoartrites e Osteoartroses;
- Traumas medulares;
- Aplasia e hipoplasia medular;
- Lesões Tendíneas e Ligamentares;
- Falhas e fraturas ósseas;
- Ceratoconjuntivite seca;
- Ceratite Ulcerativa ou Úlcera de córnea.